domingo, 19 de maio de 2013

World Baking Day & Dia de Domingo

Hoje foi dia de cozinhar cá em casa, parece estranho dizer isto mas na verdade o Domingo quase mais que sempre é dia de ir almoçar a casa dos meus pais. Vivem cá em frente mas estipulou-se que tal seria assim, menos no verão, que quando o tempo permite vamos todos para o meu terraço, churrascada, sardinhada, estando bom tempo (que é coisas rara) qualquer dia é bom para estarmos juntos. 
Mas hoje foi o dia de eu cozinhar - os meus pais foram a um passeio - e quando isso acontece eu tenho de cozinhar é claro. Mas como os dias têm estado frios até me soube bem cozinhar (porque quando está bom tempo eu quero é ir dar umas caminhadas por aí, sem hora para nada).
E como eu não sou a Avó J. (a avó é espectacular, os homens cá de casa adoram e os da casa dela também porque ela é da velha guarda: assados, rojões, feijoadas, tudo o que mais possam imaginar mas de carne), eu fiz Peixe.
Tenho vindo a dizer à minha mãe que ao fim de semana ninguém proibiu fazer peixe, mas ela diz que nem parece domingo se não houver assado, que posso eu fazer- peixe quando ela não está. Pois claro!
O meu pimpolho começou logo a reclamar, mas depois deliciou-se porque afinal eu fiz um dos únicos peixes que ele adora. Dourada. 
Sexta feira fui ao supermercado fazer umas comprinhas rápidas e mesmo não me lembrando que o fim de semana ia ser assim e como havia peixe em promoção nem pensei duas vezes; aliás quando o peixe está em promoção - porque está mais caro que a carne - nunca penso duas vezes e trago sempre, limpo, separo e congelo se for peixe que permita, porque adoro.
Então fiz assim: Dourada com batatinha pimento e cebola.

Ao entrar no forno

A sair do forno


Para a sobremesa, e porque andavamos um bocadinho desconsolados fiz Pão de ló de chocolate com gelado de baunilha. Uma delicia.

Pão de ló de Chocolate antes de entrar no forno

Ingredientes:

6 ovos
300 gr de açucar
150 gr de farinha
3 colheres de chocolate em pó
Margarina para untar a forma
Farinha para polvilhar
(costumo forrar com papel vegetal mas hoje não me lembrei e foi só com margarina e farinha)

Levei ao forno ainda quente da dourada ( 180º) por 30' (devia ser só os 20 - 22' no maximo) mas ficou fofo e gostoso.


A sair do forno


Como o servi - Humm delicia.


Esta fofinho embora eu o quisesse mais humido - ficou lá uns minutitos a mais do que eu queria mas está um mimo.

E para o jantar logo após o FCP ser campeão um caldinho acanjado, que nada mais é que uma canja com cebola, cenoura e courgete.


E bom hoje foi assim. 

  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...