terça-feira, 9 de julho de 2013

Vivam as Feiras


E vivam as Feiras. Não sei o que é, mas deve estar nos meus genes, se calhar de um antepassado burguês, sei lá, gosto de feiras. Sim de feiras, daquelas que se fazem ao ar livre todas as semanas por aqui pela minha zona, gosto das feiras mensais por serem mais diversificadas, das feiras do velho, das feiras grandes e das pequenas, e de todas as outras.
Isto a propósito de no próximo mês ser um mês que por todo o lado se realizam feiras da nova moda mais propriamente as feiras medievais.
Por estas bandas a feira medieveal (agora denominada de Viagem) de Santa Maria da feira foi a que acompanhei desde o 1º ano. Confesso, adoro. Adoro o burburinho, a multidão, os cheiros, as tendas, o artesanato, as coisas incríveis que por lá se encontram, adoro tudo. Há uns anos a esta parte um pouco menos devido a muitos factores alguns deles são:

1º A falta de estacionamento - ou o facto do mesmo ser pago sem quaiquer condições, qualquer campo se torna em estacionamento pago a 1,50€ acho abusivo, nem que fosse a 0,50€- imaginem nos milhões que se fazem por cada parque, por cada zona pelos milhares de visitantes - acho abusivo, tudo o que é exagero incomoda-me, desculpem;

Pulseira simbolo(€) da entrada na Feira 2011

2º Pagar para entrar no recinto quando já se tem de pagar para entrar nas actividades - abuso;

3º E pela a imensidão de pessoas que agora chega a ser sofucante.

Como já disse, evito ir como ia - com muita pena minha - mas fico roídínha, e acabo por ter de lá ir um dia, pelo menos para ir buscar o típico pão de ló  de ovar que se vende em caixinhas, fresquinho; ou para ir buscar a típica
fogaça com cheirinho de limão e canela que nesta altura sabe melhor que noutra altura qualquer (tirando o 20/01 dia das fogaceiras), ou pelas sacas de sementes de girassol envoltas em açúcar que faz aquela tienda espanhola que me tiram do sério (humm!), ou pelos chás daquela banca enorme de nuestros hermanos que me deixam desconsertada e sem saber qual devo comprar porque adoro chá.

Estas poucas coisas são o que me faz mover para lá ir, porque o artesanato (lindo de morrer) exclusivo e apetecivel por agora (€) está um pouco fora do meu orçamento com muito pesar da minha parte, pois o que por lá aparece é do melhor e exclusivo.
E agora eu penso nos rios de dinheiro "perdido" em sandes de porco no espeto, rojões, papas de sarrabulho, sande de javali (acreditam mesmo que é javali - oh gente?), caldo verde pelas quais se esperam HORAS em filas, que cija louça tem de ser paga antes de comer porque se partir paga, se levar paga - DAH! -  paga zé, e que podiam ser gastos em coisas mais duradouras, mas não me levem a mal, eu sei que a malta tem de comer, mas enquanto esperam pela comida não vêm nem fazem mais nada.
As feiras medievais são muito mais do que essa espécie de piquenique à moda antiga nas tendas de comida; as feiras são espectáculos ao vivo, são mostra de saberes de outras paragens, são o palco e teatro no qual nos integramos e acabamos por fazemos parte.
Vá à Feira mais perto de si, medieval ou não, mas se for ás medievais não vá só pela comida, respire a onda de cultura mesmo com a multidão à sua volta. Vale a pena, aproveite.

 Ps: Não me confundam por um "Paulinho das feiras quaisquer", que eu já gostava das feiras à muitos mais anos certamente do que ele. Ele descobriu-as na politica e eu desde que me conheço por gente. Vão muitos mais anos que a sua carreira. Só para que saibam. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...