sexta-feira, 5 de julho de 2013

Memórias - A minha praia

Há imensas coisas que nos marcam pela vida fora, as memórias da juventude são as mais ricas. As memórias mais giras que tenho são do verão, da praia. Eu até nem tinha razões para isso por tinha imensa vergonha do meu corpo nessa altura devido ás inestéticas estrias (devido ao facto de no nono ano ter sido da área de desporto) do engorda / emagrece; e logo na adolescência. Mas isso não me fez ter menos boas recordações, apesar de poder ter sido evitável se houvesse mais informação, daquela que hoje existe e que na altura não havia. Cuidados com a alimentação, cuidados com o corpo. Bem, não havia e eu tinha umas estrias horríveis e dolorosas logo no interior coxas, uma parte tão sensual do nosso corpo. Apesar disso as recordações dessa altura foram espectaculares. As novas amizades, os dias de praia, saídas à noite,os namoricos, as paixões de verão.
Eu tive a sorte de ter boas recordações da minha juventude. Comecei a trabalhar aos dezasseis e isso tornou-me independente muito cedo. Ganhava o meu dinheiro, tinha o meu próprio transporte (primeiro uma moto, depois um carro, tudo comprado com o meu dinheirinho que os meus pais nunca tiveram dinheiro nem estavam aí para nos habituar mal), e um grupo de amigos enorme graças `a minha facilidade de comunicação. Fartei-me de fazer amigos, numa década em que os jovens falavam uns com os outros com a liberdade que se respirava.
Ainda hoje frequento os mesmos lugares da altura, outro privilégio,a mesma costa, a mesma praia, aquela praia que me viu crescer desde a infância até à adolescência, aquela onde o pôr do sol é o mais bonito do mundo, aquela praia onde nem as gélidas águas nos impedem de ir a banhos quais sereias e depois voltar para as toalhas e secar ao sol como sardinhas e carapaus, e ficarmos morenos até ao natal.
Vou anos a fio para o mesmo sitio - outro privilégio - numa costa fantástica, porque além de conseguir sempre onde estacionar fosse qual hora fosse para a praia - naquela altura tinha uns arrumadores que me guardavam sempre um lugar numa das zonas onde nunca havia, nem hoje há lugar para estacionar - e porque tem tudo ali. Tudo. Boa praia, boa esplanada,boa musica, bons gelados, boa companhia, bons restaurantes, tudo de bom. A minha praia, continuo a ir e a adorar, e a recolher boas recordações.
De tempos a tempos experimento outras praias mas nenhuma me agrada tanto. A minha praia tem tudo ali.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...