terça-feira, 30 de julho de 2013

Album de fotografias

Chega a esta altura do ano e porque estamos de férias temos mais tempo, depois reunimos a família e é quase sempre impossível não chamar o passado. Nós por cá somos daqueles que temos montes de fotos ainda em papel - eu também tenho muitas guardadas no PC tiradas com máquina digital que aliás já foi á videx, mas adoro ver as fotos que tenho nos meus álbuns, vários álbuns. Isto porque os meus álbuns de fotografias são mais que fotos, são memórias com imagens. Desde que me lembro ao ver as fotos do álbum dos meus pais sempre perguntava: "Onde é isto?", "Quem são estes?" e devido ao tempo as respostas eram vagas relativamente a alguns locais e pessoas. E depois quando eu comecei a compilar os meus álbuns comecei a fazer uma coisa, colocar legenda. Na altura todos estranhavam, que "coisa pirosa" inclusive me disseram, mas é que apesar de eu ter boa memória assim quem visse as fotos saberia quem lá está o lugar e o ano em que foi tirada. Simples. Pelo menos para mim é simples.
Quando à quase dez anos pedi no fotografo para me fazer uma foto para o meu pimpolho (de 1 ano) dar ao Pai no dia do Pai, o fotografo quase me comia: Pôr uma frase por baixo da imagem na foto? Você tá maluca. Nas fotos isso não se faz isso é para quem faz coisas no computador. Fotos aqui são formas de arte. Foram as respostas. Certo é que consegui que me fizesse o que queria e agora esse mesmo fotografo faz imensas coisas assim malucas no digital. Tem sucesso, inclusive graças a algumas ideias que dei para ofertas como as de baptismo. E digam lá se uma imagem não vale mil palavras, com legenda então vale muito mais. Palavras bonitas que por vezes as pessoas são tímidas em dizer, podem muito bem acompanhar aquela foto que tem tanto significado. 
Antigamente quando se oferecia uma fotografia, quem o fazia escrevia por trás da mesma (danificando-a) ou fazia acompanhar por uma carta que se perdia no tempo. Eu gosto de ver as fotografias antigas, assim no álbum, com legenda. Nos USA chamam isso de scrapbooking. A minha maneira é parecida. É o meu geito.
E quando são outros a mostrar e não se lembram quem era, em que ano foi, está lá tudo. Já tenho assistido a sessões dessas de mostra de fotos e as pessoas não sabem ou não conhecem ou lembram quem está ali nas fotos os as mesmas foram herdadas, eu sinto que fica um vazio, perde-se ali algo, é pena.
Eu ainda vou mandar revelar as fotos que tenho no meu PC e fazer um álbum nem que seja digital, para lhes por as tais "memórias" legendas por baixo, por cima, de lado. Fazer smiles ás recordações bonitas. E só não tiro fotos no momento porque não tenho máquina fotografica. *Nota: Colocar máquina fotografica na lista de desejos para este Natal.

Os meus, são tipo este de baixo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...