terça-feira, 2 de abril de 2013

Veja e compare

Todos os meses é sempre o mesmo, planear o mês, as contas para pagar, as compras do mês, as compras da semana.
Ir ás compras, é (julgo poder falar por muitas mulheres) uma grande tortura. Quando falo de compras não falo de compras de sapatos, roupa, acessórios, quando falo de compras falo de leite, arroz, massas e detergentes, coisas assim, pesadas.
Para mim é uma tortura a vários níveis, física e psicológica.
Física porque temos de carregar as compras no super mercado, da prateleira para o carrinho (e fazer contas), do carrinho para a caixa (fazendo mais contas), pagar (continuando a fazer contas) colocar de novo no carrinho ou levar na mão, levar o carrinho para o carro, colocar no carro, levar no autocarro ( sim porque quem não tem carro e  mora longe não vai a pé e tem de fazer compras e vai de autocarro ou a pé se mora perto).
Descansa um pouquinho na viagem. Sai, carrega novamente as compras pelas escadas ou para o elevador para casa - aos poucos - Huff, só leite são dois volumes por semana, cansaço, acomodar tudo nos armários, arcas, frigorífico, etc.
Finalmente exausta.
Isto porque somos muitas as que embora casadas os maridinhos não estão (alguns por fortes motivos) ou então (outros) não vão e na hora de ajudar népia nunca estão em casa nessa altura.
Continuando na tortura - principalmente a psicológica, porque - quanto a vocês não sei mas eu - faço muitas contas de somar e sumir. Temos de estar atentas a tudo, quantidades, preços, promoções, e se você é como eu vai carregada com uma lista, a caneta, os cupões de desconto, sabe bem do que eu falo.
Eu quando vou ás compras tento não me deixar influenciar pelas promoções enganadoras, e por isso estou sempre a calcular - logo eu que nem gosto muito de matemática, mas quando se trata de dinheiro viro fera ; aí de quem mexe no meu bolso!
Faço sempre a lista dos produtos do mês e dos produtos da semana. Levo-a e vou riscando os itens, e só trago (quando muito) o que vou mesmo precisar - digo quando muito, porque ás vezes os produtos estão tão caros que vou deixando de lado e não trago, ou então troco por outros mais importantes e mais baratos. Compro pela máxima da relação qualidade/preço. Não sou de marcas , nem de criar vícios, já foi tempo disso em que nada faltava e mesmo assim havia criticas, deixei-me disso, agora acabou, chega. É o que há e basta. Também já houve momentos de angustia e aperto, ao ponto do meu pequenito notar e dizer : "mamá, o frigorífico tá tão vazio."
A fartura nota-se nos armários, no frigorífico cheio de coisinhas essenciais mas boas que nessa altura não havia.
Passamos mal, e foi aí que comecei a cortar, a cortar e ficou só o indispensável. Depois eu me lembrei que quando era pequena não havia supermercados só lojinha de bairro a mais proxima era a uns bons oitocentos metros (800m) não havia este género de fartura e embora faltasse alguma coisas não era nada de muito importante eu acho que me faltou pouca coisa quase nada, e tudo era bem diferente, mas tudo se criou. Porque é que agora havia de ser diferente?
Isto tudo para lhe dizer que vá ás compras, vá com tortura ou não, mas pondere, veja e compare, compare preços entre supermercados, as quantidades variam nos mesmos produtos entre os vários supermercados, veja bem se as promoções são realmente vantajosas, mesmo, e se isso se reflete na sua conta final. Eu tenho tido algumas vantagens, mas ralo muito comparo tudo mas tenho resultados. Tenho cartão de cliente de algumas superficies e adoro ver acumular €€€€€  para outras ocasiões. Por isso compare bem. 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...