quarta-feira, 30 de novembro de 2016

E amanhã

E sim, amanhã já é dia 1 de Dezembro, o tempo para tratar das cenas de natal começa a ficar assim a modos que apertadinho. 
É realmente triste chegar à véspera e ter de sair de sacola na mão a cata de prendas de ultima hora, eu digo-vos para mim é a ultima coisa, detesto.
Eu penso que todas as mulheres que costumam fazer as guloseimas para a ceia de natal e que são encarregues de ajudar na confecção da mesma ceia/jantar sabem bem do que falo, ou seja não faltava mais nada do que em véspera de natal ainda ter de ir à ultima da hora comprar qualquer coisita para oferecer.
E sim nem toda a gente é organizada e obcecada por ter tudo pronto caso cheguem as visitas como eu. E agora que eu já começo a ter menos visitas e já posso vestir aquela roupa de andar em casa confortável, é tão bom sentar no sofá com um chocolate quente ou um chá a meio da tarde e pensar - tudo pronto, sem stresses. Tão bom.

Ok. Mas ainda não é tarde para se organizar e ter tudo pronto a tempo.
Bastam apenas uns minutos para planear tudo o que pretende fazer - mas não julgue que isso lhe vai dar super poderes para estar em dois sítios ao mesmo tempo.
Então comece por:

Fazer a lista de pessoas a presentear.
Verifique quem já tem prenda e quem ainda tem. E adiante os embrulhos devidamente identificados (eu faço etiquetas personalizadas dá um toque de requinte e pessoal).
Se não pode ir comprar, incumba alguém de o fazer ou encomende pela Internet sempre com entregas em casa de preferência.
Faça a lista do menu (se estiver a seu cargo a confecção do jantar) e das pessoas que eventualmente vão estar presente, tenha em consideração as crianças .
Faça as compras do que vai precisar (ou mande alguém - com a sua lista criteriosamente explicada) com antecedência.
Planeie o local e de que forma deve correr o jantar / ceia, quantificando lugares, pratos, talheres, louça de servir, e deixe tudo em lugar de fácil acesso para que de véspera basta que alguém lhe dê uma ajudinha.
Se planeou com os convidados cada um trazer algo, informe a cada um que tipo de contribuição deve fazer (a escolha quase sempre recai em vinhos, ou doces, mas se precisar de outra coisa não tenha medo e diga e se a pessoa não puder trazer e você estava a contar de ter isso na festa trate de colocar na sua lista - não se deve pedir a uma pessoa que traga ovos caseiros se não tem galinhas obviamente).
Pelo menos dois dias antes prepare a roupa que vai querer usar e a de demais familiares.
Tenha também em conta o seu stock de velas bem abastecido bem como pratos de comida que não precisem de ser cozinhados para numa eventualidade de falhar a luz e não ficar mal - imprevistos acontecem e ano passado uma amiga minha ficou 5 dias sem luz devido ao mau tempo que se fez sentir na zona onde vive. Valeu-lhe ter alguns produtos em stock e truques na manga.
De véspera trate de si, arranje-se, mime-se, para nessa noite estar radiante.
Cada vez mais em desuso mas não vá ainda haver cavaleiros por estes dias, prepare uma jarra linda festiva, pode ser transparente ou não e que dê para colocar no ambiente de festa caso alguém lhe traga um ramo de flores.
Não esquecer também de reservar um lugar para os convidados colocarem os casacos e as sacas e sacolas bem como os presentes.
Outra coisa simpática que pode ter em casa, é ter logo na entrada uns daqueles chinelos gigantes cheios de chinelos, cada convidado pode trocar o seu calçado (que pode ser desconfortável, ou estar molhado), use um par igual e incentive todos a usar. 



  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...