segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Menu de Natal



Por cá o Natal é sempre com a família quer comamos em casa dos pais de um ou de outro. 
Na casa dos meus pais somos mais tradicionais com o bacalhau que nunca pode faltar seja do caro ou do barato, não é Natal sem ele. Tudo o resto é praticamente secundário. 
Quando eu era miúda havia doces mas a minha mãe não tinha por hábito fazer, quando muito era a aletria a rainha dos doces ou os bilharacos - bolinhos de abóbora com açúcar e canela típico da nossa zona. A aletria sempre foi um dos meus doces preferidos afinal é massa (pasta e eu somos =), já os bilharacos com frutos secos e sem (os que gosto mais) também eram a tradição na nossa casa. Muito humilde. 
Esta época era por nós os mais pequenos sempre muito aguardada com alegria, porém não é uma época muito feliz para os meus pais pois ambas as suas mães morreram em Novembro marcando para sempre esta data. Só muitos anos depois quando chegamos à adolescência e posso mesmo dizer quando a minha afilhada nasceu renovou-se o Natal, e quando o meu filho nasceu também em Novembro foi a redenção da data. As crianças tem esse poder. 
Eu continuo  a gostar de celebrar o natal, continuo a achar que é preciso acreditar na magia do verdadeiro natal. Continuo com saudades da missa do galo, do beijar o menino recém nascido e da esperança que ele nos trás, ou seja continuo uma tonta a sonhar com coisas quase utópicas. Natal com Alegria, com Carinho, com Bondade, com o Dar.
Então o menu de natal por cá vai ser mais ou menos assim:

Aperitivo: 
Martini (se houver)
Entradas:
Paté de atum
Sopa:
Não costumamos comer
Prato principal:
Bacalhau 
Prato secundário:
Peru 
Sobremesas:
Aletria, bolo rei, bilharacos, frutos secos.
Bebidas:
Vinho branco e tinto, sumos, água.
Digestivos:
Vinho do porto. (É o que há) 

Mas o ingrediente principal mais importante é Paz, com ela teríamos tudo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...