terça-feira, 8 de setembro de 2015

Esta minha mania

Esta mania que tenho...
Eu tenho mesmo de começar a perder esta mania de achar que todas as pessoas são boas e que merecem o meu interesse. 
Estou a falar no caso de uma pessoa conhecida que emigrou mas não correu bem e voltou à base. 
E não, não estou a falar dos pseudomigrantes refugiados que era bom que alguém esclarece-se a tipologia onde se encaixam. Porque existe um êxodo de pessoas em busca de melhores condições de vida coisa que por cá se sabe bem a que se chama (Emigração) e que nisso nós portugueses somos peritos em ir para outros países - porque aqui é o único sitio onde não/somos bons (não nos dão o devido valor). 
Lá fora "vamos" encaixando, ganhando uns abaixo da tabela, outros dentro da tabela, mas sempre com rotulo - emigrante. Este assunto eu conheço bem tenho família quase em todos os continentes do mundo e na nossa Europa eu ouvi uma vez alguém dizer já lá vão muitos anos: "Estás nacionalizada não és natural, tens duas nacionalidades mas és portuguesa, esquece serás sempre emigrante nem que vivas aqui cem anos." 
Esta era a mentalidade à 20 anos e não mudou muito nesse pais que acolhe muitos dos nossos a pagar salários abaixo da tabela. Vejam o filme - Gaiola dourada, não está muito fora do contexto, tratam-te bem enquanto disseres que sim a tudo, mas se pedes a dita igualdade muda tudo de figura.
Mas voltemos ao inicio e à minha mania de achar que tudo o mundo deve se ajudado. Essa pessoa soube hoje que a coisa não tinha corrido bem, fiquei obviamente triste porque para mim o mal dos outros nunca é boa noticia - mesmo que fosse inimigo de morte que graças não tenho - e porque conheço muito bem essa pessoa e soube que tinha voltado para casa. 
Voltar para casa é bom se o sitio a que chamamos casa é aquele que nos acolhe e o qual amamos, e não um lugar onde estamos sós e abandonados. 
Eu mal soube a noticia pensei mentalmente: deve estar a precisar de ajuda. Quem pensaria outra coisa senão isso. Eu. 
Mas eu devia pensar que talvez ele/a ainda não esteja nesse ponto. Pode estar a precisar de ajuda mas se calhar até está melhor que eu que não saí daqui. 
Tenho mesmo de perder a mania de só pensar no bem - em mim ninguém pensa desse modo pelo contrário.


  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...