segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Tradições de Natal

Em todas as casas por esta altura ultimam-se os pormenores para a festa de natal, o bacalhau deve estar pronto a demolhar, o peru preparado para a marinada, o polvo escolhido. Afinal quais são as receitas tradicionais da sua casa, da sua zona do país? 

Por aqui a estrela é o Bacalhau em caldeirada, com batata, couve penca, ovos cozidos para os mais pequenos, azeite quente com cebola. 


Acompanhado por vinho tinto com canela aquecido, queimado. 


Já à quem coma o bacalhau com broa e migas para variar devo dizer que também me agrada muito e quando vou comer fora bem a escolha entre bacalhau e carne a escolha para mim era sempre bacalhau. 
Na consoada o bacalhau é rei.


Durante alguns anos o capão também foi rei na nossa casa (eu andei uns tempos a não gostar de bacalhau como é que isso foi possível - eu sei) e era mesmo bom. O peru tem vindo a ocupar o lugar do capão visto que agora não temos terreno onde criar galos e galinhas (vivemos num apartamento), então temos comprado peru para o dia de natal e fazemos a Roupa Velha para quem quiser. 

Eu tenho de confessar que acho que comemos em demasia nesta época e que tanta coisa me deixa um pouco indisposta, se calhar como mais com os olhos do que com a barriga, mas sempre existem certas coisas obrigatorias, como o queijo amanteigado para entrada ou para sobremesa, os frutos secos, a aletria, o leite creme, os belharacos ou velhoses de abobora, as rabanadas, o vinho quente, o pão de ló e claro bolo rei e se possivel bolo rainha (gosto mais do que bolo rei. 


Eu sei, as minhas perdições nem sequer são os doces, são os salgados. Adoro. Por isso já começam a entrar no menu os patés, as torradinhas, salmão fumado, camarão cozido com molho especial, e para adoçar os menos gulosos, as farofias sem creme, rabanadas no forno, pudim de pão com passas, molotov sem creme de ovos, humm adoro.  
Quais são as tradições por aí?




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...