segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Reveillon em casa?

É daquelas que faz o Reveillon em casa? Chama toda a gente ou vai a casa de familiares? Então deixo-lhe algumas sugestões para o menu.
Por cá quase sempre é em casa, ou na dos meus pais ou na dos meus sogros. 
Em casa dos meus pais é habitual termos muitas entradas, gostamos de petiscar e falar e petiscar antes da consoada propriamente dita. 



Aperitivo:

Martini - rosso, bianco ou até o rosé, não importa, qualquer um. 
As vezes uma flute de champanhe com um "tuiste" ( morango, framboesa, o que houver). 
Se tiver um vinho branco seco também serve.
Ou pode começar pelo vinho quente flambeado de especiarias (é o meu preferido quer para o natal como para o ano novo - mas sem abusos).



Petiscos:

Camarão - cozido com molho de limão (simples, faz-se em cinco minutos).
Paté de atum - quando sou eu que faço, quando compro, paté de pato ao vinho do porto, paté às três pimentas, paté de javali. Pode fazer o seu paté de aves também, é simples, pode fazer de vespera e levar se for para casa de alguém. 
Rissois,argolas de lula, mexilhão, ostras. 
Melão com presunto - já aparece menos por cá mas ainda gostamos. Para não ser exagerado faça tipo mini canapés, coisas pequeninas.
Bolinhos de bacalhau - nós gostamos.




Sopa:

Nós por cá quase já não comemos mas eu gosto e outros anos houve em que o meu D era pequenino que eu fazia para ele e para mim.
Creme de abobora, canja de ano novo, creme de cogumelos, creme de espargos, podem ser as opções.



Prato principal:

As estrelas são as mesmas que no natal só que com roupas novas. 
Bacalhau gratinado com broa, Polvo à lagareiro, Peru recheado assado no forno, Peru ao limão, Cabrito, Borrego, Vitela, assados no forno. O lombo assado e o Carré também costumam ser boas opções. Também para quem gostar o Leitão - eu pessoalmente não gosto muito. 
Novidade, para os que não gostam lá muito de repetir o menu de natal podem fazer uma Cubliac de salmão (salmão em massa folhada com legumes no forno - receita minha), Truta salmonada com molho de champanhe, Robalo selvagem assado ao sal, só delicias.



Sobremesas:

Depois de tantas delicias poucos são os que ainda tem barriga para doces mas é obrigatorio ter pelo menos um, ou dois, ou três.
Bolo rainha, bolo rei, pão de ló, leite creme, aletria, mexidos, farofias, bolo de claras, pudim de natal, rabanadas, belharacos, velhoses, fondue de chocolate, fruta, tabua de queijos, frutos secos, sonhos, azevias, coscorões, filhós, eu sei lá, fica á sua escolha.


Não se esqueça de dançar um pouco para queimar essas calorias e depois pegue o seu champanhe e nas passas e à meia noite peça um desejo. Só um não doze, só um, e pode ser que ele se realize. Faça por isso.

Boa consoada


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...