sexta-feira, 22 de junho de 2012

Viagem de fim de ano escola EB JI Stº António

Este post era para já ter sido preparado à mais tempo, no entanto faltou tempo de o preparar. A viagem dos meninos e meninas da escola do meu filhote, foi a Seia, mais propriamente ao Museu do Brinquedo e ao Museu do Pão.
Correu lindamente sem percalços de nenhuma ordem (tirando o facto do meu próprio miúdo estar um pouco mal disposto, com dores de barriga e quase sem conseguir comer- mas era por isso mesmo que eu ia neste ultimo passeio escolar), eu é que não ia muito feliz como é óbvio, mas tirando nós acho que todos os restantes participantes iam bem.
A viagem até nem me pareceu nada comprida e no autocarro até reservaram o melhor mesmo para o fim, não há direito.
Chegamos a Seia cedo e como éramos muitos (miúdos e graúdos) teve de se partir o grupo, visitaram primeiro o Museu  do brinquedo os miúdos do 3º e 4º anos e ficou a visita para o Museu para a parte de tarde e os outros 1º e 2º anos o contrário.

Companheiras de viagem



A caminho



Exposição Africana




Cá estou eu entre este casal Africano - eram de poucas palavras mas com caras simpáticas davam bons modelos. Eh, Eh, Eh.



Brinquedos de outras eras, foi mesmo uma viajem a outros tempos. Quase todos os brinquedos presentes neste museu foram doados.

Os mais velhos certamente se lembram destes.


E eu lembro-me destes feitos em latão, camas, moveis, cozinhas, etc.

 


Os legos


Mais legos


E estes quem se lembra?


E esta casa de bonecas quem é que não a gostaria de ter? Mesmo nos dias de hoje à quem compre casas de bonecas, esta é muito bonita em estrutura e alguns detalhes também são bonitos mas à quem faça coisas magnificas com pormenores lindíssimos.


Uma secretária do tempo do estado novo. Eu já não sou desse tempo, porém quando fui para a escola ainda foi numa destas que me sentei, já sem tinteiro, nem penas, nem lousas, mas com canas e palmatória.


Um coro feito com almofadas muito giro.


Em baixo estava esta relíquia que certamente só tenha o efeito de enfeite porque era feita de ferro que devido ao seu peso devia ser muito difícil de mover.

Tenho muitas mais fotografias mas não as posso colocar todas até porque esta viagem foi um 2 em 1, (além de que o meu pimpolho também tirou muitas fotografias com o seu telemóvel - ele é muito minucioso e tirou imensas e a publicar precisava de varios posts) Museu do Brinquedo, Museu do Pão.

Parte 2


Eu aqui na pequena fachada de uma imitação de uma casa da serra.
Tinha uns degraus manhosos.


Já dentro do Museu. Onde até as indicações do percurso e identificação dos objectos era tudo feito de pão. Está era uma arca onde se guardavam os cereais para depois irem moer. 


Uma arca masseira e uma balança. Eu quando tinha sete ou oito anos ia a casa da senhoria dos meus pais comprar um pouco de farinha. Farinha essa de milho que a senhora Gualdina moía na hora numa pequena mó que tinha. Porque eram pessoas que cultivavam milho para terem para os animais e para fazer a sua própria farinha. E era engraçado ver aquela pequenina mó a moer os grãosinhos de milho. Eu por vezes ia buscar milho para as galinhas, outras vezes farinha, outras era feijão que ele media com um cântaro a quartilho, ou meio quartilho.



E porque o pão é a base da alimentação dos povos de todo o mundo cá está uma parede com pão escrito em diversas línguas inclusive linguagem gestual e braille. Magnifico.


Tivemos uma guia muito simpactica, o museu do pão tem uma dinâmica muito boa quer para adultos quer para crianças e claro os miúdos adoraram. Na sala da brincadeira onde os meninos e meninas fizeram os seus pães para trazer para casa, são uns pães com formas sem fermentado que pode ser envernizado e guardado. (desculpem as fotos mas foi aqui que a minha máquina se começou a passar)



O parque onde almoçamos era muito grande e deu para os miudos descontrairem entre visitas até porque eramos um grupo muito grande.
E no fim da viagem é que veio o mais fixe com as anedotas do Quim Roscas e do Zé Estacionâncio que nos fizeram rir e rir e rir, ainda bem, o regresso foi bem mais rápido.

A turminha
Já está, falta só a festa de encerramento. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...