sexta-feira, 22 de junho de 2012

Curso Saberes Sessão 19 - Ecónomia caseira

Cá está. Um tema que dava pano para mangas como se costuma dizer. Foi uma sessão que certamente ajudou a quem ainda poucas contas faz ao orçamento caseiro, eu como faço muitas até já estava a par de muitas das sugestões, aliás foi com elas que iniciei o meu blog lembram-se? Não?! Então vamos lá recordar um pouco do que se falou por aqui e que se recordou nesta sessão:

Poupar luz:
Comprar lâmpadas economizadoras.
Desligar piloto de stand By (a luzinha vermelha da TV, do Vídeo, do Radio, aliás de tudo o que tem luz vermelha ligada após desligarmos o equipamento).
Ligar as luzes quando e só mesmo quando é necessário.
Evitar ligar todos os equipamentos eléctricos ao mesmo tempo.
Se tiver como desligue os disjuntores de salas que estejam vazias ou não se usem (a eletricidade viaja até esses cómodos em fluxo regular e pode-se perder sempre calor- meça com um buscapolos (utensílio de electrecista) se tem tensão, geralmente tem) se puder desligue vai ver a sua conta a baixar.
Evite usar equipamentos que tenha que sejam muito gastadores com por exemplo o forno.

Poupar água:
Escolha equipamentos que gastem o menos de água possível - máquina de lava louça, máquina de roupa - que sejam bons no gasto de água, luz, e sejam eficientes. AAA+ por exemplo.
Compre um termo acumulador que aquece a água e ligue-o ao seu esquentador , junte uma torneira reguladora e a água assim sairá quente desde o inicio que a abre.
Use redutores de caudal nas torneiras vendem-se em qualquer super hipermercado bem como lojas da especialidade, são baratos e ajudam a poupar imenso, especialmente a quem tem muitos utilizadores em casa.

Poupar gás:
Cozinhar sempre com os tachos tapados.
Desligue até também por seguarança o gás na torneira de gás. Também poupa porque o gás é gasoso e acaba sempre por sair.

Poupar no aquecimento da casa:
Calafetar todas as janelas e portas.
Abrir os estores durante o dia no periodo mais quente durante o inverno, fechar durante o mesmo no verão para arrefecer.
Usar mais uma camisola ou manta em vez de ligar os aquecedores.
Quem tem e pode use as lareiras, sepentinas.

Ou seja falamos de tanta coisa que se me falha agora algumas. Mas vale sempre a pena relembrar este tema especialmente agora que o lema é REDUZIR a qualquer custo. (Atenção eu disse reduzir e não Poupar porque quando se é pobre não é poupança mas sim redução.)

O formador foi o marido da nossa Lurdes que quase se assustou com tantas mulheres; ele que leciona principalmente a homens. Mas acho que até ficou a gostar, ou será que não Sr Emidio?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...