quarta-feira, 30 de maio de 2012

Curso saberes Sessão 15 - Culinária

Mais uma sessão de culinária, mais uma vez animada. Porque será que reunirmo-nos de volta dos tachos nos dá tanta empolgação e prazer? Eu antigamente não me sentia assim, apesar de ter começado muito cedo a cozinhar (aos dez era tradição as meninas já saberem cozinhar), aliás eu não gostava muito até de comer (ninguém diria olhando para mim agora, se calhar até pensam que eu era como se diz um bom garfo, mas isso não é verdade. Só adquiri este meu aspecto depois da maternidade e tenho fotos para prova-lo (LOL). 
Mas depois disso descobri um sabor especial nos alimentos e uma gula que até a essa altura estava escondida. A minha perdição sempre foram os acres, os salgados, os fritos (que infelizmente tive de deixar de comer devido a problemas de vesícula (a minha é minhom, minhom e muito preguiçosa)), mas que não me arrependi de cortar, é uma questão de hábito. Os doces ficavam para o meu irmão que também não se importava de os comer. O único doce que eu comia e que aliás sei fazer muito bem são os pudins, caseiros e com poucos ingredientes. Quanto mais simples melhor, mas que como com muita moderação porque geralmente são um bocadinho agressivos para a minha minhomzita.
Mas... nesta sessão de culinária as receitas foram outras:
Tapas de morcela e ananás, Frango agridoce e Pêras crocantes. Humm, uma delicia tudo - como sempre.


Tapas de Morcela e Ananás

Ingredientes:

Pão
Ananás
Morcela
Tomate cereja

Prepare:

Corte o pão (que pode ser baguete, de forma, o que quiser) ás rodelas ou triângulos ou quadrados, nesta receita usamos baguete e cortamos ás rodelas, corte o ananás em pedaços, o tomate ao meio e pique a morcela.
Leve ao forno todos os ingredientes, menos o tomate, em tabuleiros separados e asse-os, até o pão ficar dourado, o ananás também e a morcela assada.
Retire e corte a morcela em rodelas e comece a empratar.
Primeiro o pão, depois o ananás, depois a morcela e por fim o tomate.
Sirva ainda morno. Se quiser pode colocar um palito no centro para que não desmanche.




Frango Agridoce

Ingredientes:

1 Peito de frango / 2 Pessoas
Ananás qb
Manteiga
Sal
Pimenta moída na hora
Mel
1 Pau de canela

Prepare:

Corte o ananás em pedaços e dê uns golpes no peito do frango.
Tempere com sal e pimenta o frango e leve a um tacho com margarina a acerejar.
Mexa de vez em quando para ficar uniforme.
Quando estiver acerejado coloque no mesmo tacho o mel ( 2 colheres de sopa/ peito) o pau de canela e o ananás aos bocados, deixe amaciar.
Sirva por cima do frango e acompanhe com arroz ou salada a gosto.



Pêras crocantes

Ingredientes:

1 Pera por pessoa
200 ml Vinho branco para +/- / 6 pêras
200 g Açúcar +/- / 6 Pêras
2 Paus de canela ou 2 estrelas de anis
Massa filo
Manteiga
Frutos vermelhos/do bosque
Açúcar em pó
Amêndoa torrada
Topping de morango ou molho de morangos frescos


Prepare:

Descasque as pêras deixando o pé, e corte a base para que se equilibre.
Faça a calda com o vinho branco que deve (aumentar dose se for para mais pêras, tal como o açúcar) ser de boa qualidade, o açúcar, a canela ou anis, e leve ao lume brando com as pêras lá dentro a cozer.
Corte a massa filo em quatro e dois pedaços sobreponha cruzados untando entre folhas com manteiga derretida.
Faça uma trouxa e ate com um fio.
Coloque no forno a 180º /200ºC para alourar.
Sirva com frutos vermelhos (nós usamos groselha desta vez) e o topping de morango e polvilhada com amêndoa torrada e açúcar em pó.


Bom apetite.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...