sexta-feira, 25 de maio de 2012

Curso saberes sessão 13 - outras técnicas

Hoje aprendemos a reciclar e a fazer coisas lindas com o impensável.
Para muitos no brasil esta tecnica não é nova, por cá também não só estava um pouco esquecida. Aliás a minha avó materna Joaquina de seu nome era entre muitas coisas teceleira. Tecia no tear. Cobertores, tapetes, roupa, etc. E já no seu tempo, restos de outras confeções eram entregues para dar ter nova vida. Eu ainda tenho um liteiro (não sei se sabem o que é?) dessa altura este que tenho não foi feito por ela mas é igual aos que ela fazia. Antigamente cobertores eram poucos e raros, logo aproveitavam-se fitas para fazer liteiros que depois se colocavam em cima da cama, dos parcos cobertores, não eram quentes nem se quer muito confortaveis mas para quem pouco tinha, iam servido. Eu dormi muitos anos com dois pesadissimos, hoje não gosto de nada de roupa de cama pesada em cima de mim na cama. 
Passemos á frente...
Nesta sessão foi quase voltar ao passado com materiais deste tempo. Tapetes, malas, porta lápis tanta coisa se pode fazer com tiras de trapo ou com sacas de plástico. Vamos ver?  

1º Corta-se o material escolhido - neste caso foi uma t-shirt velha - desta forma. Nunca até ao final porque depois temos de cortar de forma a que fique uma longa unica tira.


2º Depois doba-se, isto é estica-se a tira e enrola-se.



3º Depois começa-se a trabalhar com a agulha (+/- 1,5 a 3,5 dependendo do material ) e escolhe-se o ponto para o artigo, ponto baixo para tapetes e sacos, ponto médio ou ponto alto, o que mais gostar.



4º Aqui está, este bocadinho foi feito com saca de plastico grande com impressão a vermelho que lhe dá um ar original. E fica um trabalhado macio e fofo.


Quando tiver alguma coisa feita vou postar aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...