quinta-feira, 19 de abril de 2012

Páscoa e coisas doces

Então como havia dito cá vai o post sobre as Regueifas doces típicas cá da nossa zona. Na verdade cá por casa Páscoa sem regueifa não é Páscoa, e prova disso foi que aqui há alguns anos a minha mãe habitual cozinheira destas coisas tradicionais ficou doente inclusive internada e claro não pode fazer as ditas coisas doces. Foi de fato uma Páscoa triste em vários sentidos. Quando ela recuperou eu disse-lhe: tens de me ensinar a fazer estas coisas. O compromisso foi feito e de ano para ano falava-se nisso. Ela achava que fazer as regueifas não ficariam bem feitas num forno eletrico, isto porque antes vivíamos numa casa com forno a lenha. Mas nas padarias fazem em fornos eletricos por isso eu insisti e finalmente consegui. Assim cá está a prova.

Esta ficou muito grande, muito grande mesmo, mas estava deliciosa garanto.

Regueifa doce

Ingredientes:
1 Kg de farinha  
40 G de fermento de padeiro
9 Ovos (o mais frescos possíveis)  
250 G de açúcar
100 Gr de manteiga
2 Dl de água
Sumo de limão

Confeção:

Desfaz-se o fermento de padeiro num pouco de água tépida e sumo de um limão.
Coloca-se numa bacia metade da farinha e no meio as claras sem vestígio de amarelo e o fermento desfeito, amassam-se estes elementos para fazer o isco. Reserve as gemas.
Deixa-se levedar em local temperado durante 1 hora ou até dobrar de tamanho.
Findo esse tempo, coloca-se a restante farinha numa superfície lisa ou numa masseira ou alguidar bem grande e abre-se um buraco no centro. Coloca-se aí o açúcar, as  gemas, a manteiga (opcional) e o isco e vai-se puxando a farinha das laterais para o centro sempre misturando todos os elementos, amasse bem.
Tendem-se as regueifas (faça um rolo como se fosse fazer um pão tipo baguete e depois faça um circulo e uma as pontas) e colocam-se num espaço amplo sobre uma superfície polvilhada com farinha e coberta com uma toalha de mesa em efeito tipo tenda com frascos altos entre as regueifas para a toalha não colar e deixam-se levedar até aumentarem de volume - por vezes demora 8 horas.
Reserve um pouco de massa e faça umas bolinhas muito pequeninas (+/- 1cm) que servirão para ir testando o ponto de levedura assim: coloca-se um copo com água e se a bolinha for ao fundo a massa ainda não está leveda para assar, mas se ela vier ao topo de imediato coza as regueifas.
Levam-se a cozer em forno quente (+/- 180º) e vigie  pois cozem rápido. Teste com um palito se sair limpo retire do forno.
Depois de cozidas, pincelam-se as regueifas com manteiga e açúcar.
E depois é só deliciar-se.
Experimente. Bom apetite.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...