sexta-feira, 27 de abril de 2012

Mini horta de varanda

Depois de começar não vai conseguir passar sem ela, estou a referir-me à sua mini horta.
Vai dizer-me, mas eu moro num apartamento. Pois eu também, moro num primeiro andar e à volta tenho um jardim, mas esse de nada me serve, nele nada colho para o meu dia a dia.
Então e porque à muitos anos já andava para fazer (não tinha feito porque sempre havia quem me desmotivasse), e porque sou um bocado teimosa; quando uns vasos de flores morreram no meu terraço e outros eu dei, resolvi aproveitar as dicas daqueles almanaques que andam por aí e que dizem o que plantar e em que época, e sem dizer nada a ninguém meti mãos á obra, semeei salsa (já vai no segundo ano), comprei pés de alface para plantar e até me deram uns pés de tomate que ainda tenho de mudar (não sei como, já não tenho vasos). Mas isso não me desmotiva. A minha cidreira é a segunda vez que tento, à dois anos uns caracóis comeram uma planta inteira já grande que ia colocar para secar, foi num instante que aqueles malandros a comeram - ainda dizem que são lentos-, este ano já me preveni e comprei um remédio para colocar no vaso; é que eu adoro chá de cidreira. O meu vaso de hortelã (menta) o ano passado espigou deu semente e desapareceu, fiquei triste pensando que a tinha perdido. Qual não foi a minha surpresa quando chega a primavera e ela começa a rebentar novamente, isto para quem está a dar pequenos passos é espetacular. Vejam as minhas fotos e saibam que no fim de semana já vou comer alfaces minhas, 100% biológicas. Estou louca por provar apesar de não ser grande fã de alface, mas a minha vai ser maravilhosa não acham?  

Alfaces 

Futuras aboboras tenho que as mudar


Tomilho - oferecido um pé pequenino, agora já está enorme (veja Luisa)


A minha hortelã

Um dos meus vasos de cidreira, também a precisar de um vaso maior.


Um vaso com salsa e cidreira.


O meu vaso de salsa enorme, dá bem conta do recado.


Aqui semeei: coentros, mangericão. Mas não vejo sair nada. Foi semente de saquinha, eu gosto mais de comprar já com folhinha, como foi o caso da minha salsa, mas não custa tentar.


Agora ando com vontade de trazer mais terra e vasos e continuar a experimentar. Até já penso em limoeiros, laranjeiras, limas, e sei lá que mais. É tão bom ter um pedaçinho de terra e está por aí tanta terra abandonada. Se alguém tiver terra para cultivar em Grijó e não quiser, ou não puder, diga-me.  

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...