sexta-feira, 16 de outubro de 2015

World baking bread day / Dia Mundial do Pão

É o Dia Mundial do Pão

Porque de facto o pão é o meu alimento preferido e se calhar para muitos não assim tão saudável, mas eu digo, que se me faltar o pão, falta-me tudo. 
Este alimento milenar é para mim realmente a melhor coisa do mundo. Qual bolo de chocolate, qual pitéu mais apetecido, nada é melhor que o cheiro de pão acabado de fazer e servido ainda morno com margarina ou manteiga ou outra coisa qualquer. 
Na minha família sempre se fez pão, oiço a minha mãe contar que a minha bisavó era mestra na arte de dominar a masseira, masseira essa onde quilos de farinha se transformavam em pão depois de assado, guardava-se para render a semana inteira (as famílias naquele tempo eram grandes). 
E era pão de centeio que era mais barato que milho e trigo, hoje nem se faz puramente esse pão por ser tão duro, mas a típica broa de milho tomou o lugar do pão de centeio .  
Quando era menina vi-a a minha mãe fazer broa de milho e pão de mistura no forno de lenha e comi muita, posso dizer que certamente nada tem o mesmo sabor. 
Também ia a uma mercearia daqui da aldeia esperar pela broa que vinha de uma padaria onde a broa era enorme e tinha uma crosta absolutamente deliciosa, vinha ainda quente com aquele cheiro que só o pão tem. 
Este ano já fiz pão orientada pela minha mãe, mas feito manualmente. Também já comprei também a farinha própria para pão com mais teor de centeio para fazer um dia destes. Hoje ainda não foi esse dia. 

Temos feito mais recentemente é pão de sardinhas, gosto bem mais do que o pão com chouriço. Esta foto fui buscar à Internet mas é mais ou menos assim que a minha mãe faz, de preferência com sardinha mais pequena.



Ingredientes:

1 massa para pão +/ - 1 kg 
Sardinhas pequenas limpas e temperadas
Azeite q.b.

Preparação:

Depois da massa pronto estende-se num tabuleiro rectangular, o mais fino possível quase como se fosse para fazer pizza.
disponha as sardinhas em cima da massa lado a lado.
Regue com azeite q.b.
Leve ao forno moderado e asse até estar o pão dourado assim mais ou menos como o da foto.

Humm que coisa mais boa.
Fica a promessa quando eu fizer o meu pão de raiz e sozinha eu post aqui o passo a passo.

Beijinhos até lá

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...