Eu sei parece um esquema de ir a lugares começados por A, mas não é, é simples coincidência. E estas tem surgido assim um bocado em modo férias vamos falando de ir aqui e acolá e fomos.
Serra da freita
O objectivo era ir com sol á Frecha da Mizarela e ir molhar os pés. Bem estava de chuva e estivemos lá no alto e não demos com a parte da lagoa. Apanhamos carqueija pelo caminho e vimos as vacas da raça Arouquesa. Vimos as torres eólicas a funcionar e a serenidade do silêncio.
Frecha da Mizarela
Estas fotos acima são da web que o meu telefone não chega tão longe e ainda não tenho máquina fotografica.
Mas a Mimosa pousou para mim.
Encontramos este recanto delicado para almoçar. Se estivesse calor se calhar a "piscina" estaria cheia de gente. Mas não estava. Estavam lá outras 6 pessoas a almoçar pareceram-me já familiarizadas com o lugar e nós. Havia ali mesas para almoçar como se pode ver. Uma surpresa de lugar. E a água era pouca mas estava limpa e corria livremente.
E depois Gatão, pois estivemos em Gatão. Uma aldeia. Um lugar pequenino mas com um nome assim.
Houve logo quem questionasse quem é que era o Gatão. EH Eh. O meu até nem é mau pois não?
(Actualização)
É claro que estivemos em Arouca, eu é que me esqueci de colocar as fotos, não são muitas (ups).
Já fui a Arouca umas três vezes, e foi sempre um bocadinho à pressa, desta vez o tempo também não ajudou (começou a chover) e fomos corridos. A Vila de Arouca na verdade não é muito grande, mas o concelho é bem grande. A primeira vez que lá fui estava gravida e fui ao famoso bife Arouquense, mas a estrada é tão sinuosa que cheguei lá muito enjoada e não pude comer - coisas da vida, ainda me lembro do aspecto daquele bife. Ainda lá hei-de voltar (Alvarenga).
Da segunda vez fomos buscar pão de ló de Arouca. Tenho a dizer que para mim nada melhor que um certo pão de ló que cá sei, mas gostos não se discutem e desta vez alguém quis comer desse doce outra vez.
Agora iamos com o intuito de visitar a igreja do Mosteiro de Arouca que da ultima vez estava fechado. E fomos lá para ver. E não é que estava a decorrer um casamento? Pois estava. Já agora felicidades aos noivos que boda molhada dizem ser boda abençoada.
Então mas fui à capela mesmo em frente ver a exposição de arte sacra que estava exposta e sim muito bonitos os quadros e as figuras. Pequenina mas muito rica; e depois de lancharmos sempre fomos ver a igreja do Mosteiro, também muito linda. Ao lado fica o Mosteiro e o largo mesmo ao lado é o Largo de Dª Mafalda Rainha Santa que é Padroeira de Arouca. O relicário da Santa é lindo mas eu não tirei foto.
Foto retirada da net.
A Frecha da Mizarela que as fotos estão acima fazem parte do imenso Geoparque de Arouca, nele constam outros sítios do parque como o das Pedras Parideiras, as Pedras Broas, cobrindo uma área de 41 geossítios (são muitos). Vale a pena ir lá ver. Agora ainda mais com os Passadiços do Paiva na moda, estão integrados no Geoparque e são uma novidade nas redes sociais. Conheço quem já lá foi e achou espectacular mas é para quem gosta de andar e ir sem hora de voltar; confesso que me atrai, é coisa para mim, tenho é de arranjar companhia.