terça-feira, 4 de junho de 2013

Já não sei que mais faça

Estou muito triste, o ano lectivo que começou tão bem (boas notas, bom comportamento), foi colapsando à medida que o ano foi avançando. Neste curtíssimo período meu filho teve testes negativos e baixa de notas impressionantes. De 5's para negativas. Como pode isto ser. Estando eu sempre em estado de alerta, lutando contra a maré, dando castigos (tirei a playstion), nada adiantou. Já não sei que mais faça. Não desisto porque o filho afinal é meu e eu quero o melhor para ele, mas será bom ter uma mãe sempre a exigir a obrigar quando se é preguiçoso até dizer basta. Não consigo mais obriga-lo, só me falta mesmo partir para a violência física porque nem ameaças o fazem agir. Eu sei que sou muito exigente, mas com ele até facilito, não podemos todos ser doutores, agora baixar de 5's para 2's é imperdoável. O ser preguiçoso não é razão suficiente para estas notas, fico a pensar se não haverá mais alguma coisa por detrás desse total desapego ao estudo. Os métodos mudaram, antes no 4º tinham uma prof que lhes preparava a papinha, agora no 5º os professores é à base do menor esforço, debitam na sala e se apanharam, bom, senão , já foste. Este ultimo período foi extremamente curto, alertei a DT, mas acho que caiu em saco roto, porque os métodos mantiveram-se e houve um desinteresse generalizado na turma. Vai haver chumbos, o que a meu ver é lamentável.  
Estou triste pelo meu filho que para o ano vai enfrentar provas, mais um periodo final curtissimo.
Durante as férias vou tentar azer com que ele ganhe alguma consciência (mesmo para um miudo de 10 anos , tem que a ganhar) de que sem trabalho nada se faz, pelo menos nada de bom. E para tal basta ver a quantas anda este país com pessoas que tem diplomas dizem-se "doutores" e não sabem o que andam a fazer. Quero que o meu filho um dia seja alguém, estudar não serve só para ter canudo serve para saber mais do que aqueles que dizem que sabem.

"Só sei que nada sei."

- Nos dias de hoje parece que está na moda, mas eu nunca fui apologista dessa frase, nem nos meus tempos de estudante em filosofia, nem do senhor que a disse no seu tempo, nem no senhor que carrega o nome nem de quem a implementou agora.


Se alguém souber de um método para cativar miudos pregiçosos a estudar por favor diga-me que eu já não sei mesmo que lhe faça.
Obrigada 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...