segunda-feira, 17 de junho de 2013

A vertigem

Desde as rasas sapatilhas aos saltos de 15cm. 

A rapidez com que certas pessoas passam das rasas sabrinas e sapatilhas para saltos altíssimos chega a dar-me vertigens. Mesmo nas lojas o que se vê são contrastes vertiginosos. Ainda á dias fui a uma loja à procura de umas sandálias e fiquei triste.
Primeiro: os modelos altíssimos versus os extremamente rasos. (Que foi feito do nº 2 o meio termo?) Segundo: a falta de qualidade dos materiais versus preços caríssimos.
Terceiro: a falta de cores e de criatividade.
Eu sei, "sou do tempo que o calçado era caro mas de boa qualidade e bom gosto", porem agora com uma maior globalização devíamos ter mais por onde escolher, e porque raio é que os modelos parecem todos iguais.
A minha sobrinha que ainda não tinha completado os dezasseis anos andava a dar indicação deste sinal vertiginoso. No inicio eu pensava serem as influencias femininas da família - tanto eu como a mãe gostamos de um salto, eu mais na vanguarda clássica, já a mãe noutro estilo mais comtemporaneo - para logo perceber que não era isso. Ela queria uns sapatos altos e ponto final. Ela não é muito alta e eu até entendo que um salto pode dar um ar mais elegante. Mas não era isso. Ela tinha de os comprar para uma actividade ligada ao curso que estava a tirar e iria ficar em pé mais de dez horas e queria uns saltos altos e ponto final. 
Eu na qualidade de tia e madrinha senti-me na obrigação de a alertar que para quem nunca antes tinha andado de salto (algum antes), melhor seria praticar com uns meus (embora fossem um numero acima) para ver como seria. Emprestei uns de salto de 4cm, achou alto e não gostou nem praticou. Para logo depois ir à loja e comprar uns bem mais altos. Foi ao dito evento, veio com os pés inchados e feitos num oito. Esteve com os pés enfiados numa bacia quase uma hora e mesmo assim disse que doía - claro que doíam.
E agora eu pergunto, ainda á pouco vi outra miuda com uns botas - lindas lá isso eram - mas com um andar tão pesado e deselegante, porque passam de um para o outro sem pestanejar, sem experimentar o meio termo, será por puro arrojo, ou será  falta de modelos ou aconselhamento?   



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...