sexta-feira, 3 de abril de 2015

Pudim tão bão

Aprendi cedo a cozinhar, a minha mãe dizia que era assim que tinha de ser por isso cedo comecei a cozinhar e devo dizer que gosto, gosto tanto que gostava de tirar um curso de culinária e montar um negócio, mas enquanto isso não acontece - sonho.
Sonho e faço umas coisas. Hoje fiz pudim. 
Pudim é daquelas coisas que fazia em miúda com uma "perna ás costas" como se diz; em três tempos fazia um pudim - porque adoro - e saia sempre bem. Depois que casei (12 anos) não fiz mais, até hoje. Apeteceu-me. Eu sei que não devia, por ser este dia, mas se tivesse ido trabalhar era igual, por isso fiz. Não saiu perfeito mas ficou delicioso. Adoro pudim mas não pode ser doce demais, nem gosto que tenha muitos ingredientes e este é o pudim clássico que se aprende em criança e nunca mais se esquece. Tão fácil caseiro e como diz o meu pimpolhito TÃO BÃO Mamã.

Pudim caseiro (forma de 12 ovos)

Ingredientes:

6 Ovos
12 Colheres de açúcar
12 Colheres de farinha (maizena  - amido fica melhor)
1/2 Litro de leite (ou 2 chávenas de 240 ml)
Raspa de limão e / ou essência de baunilha (opcional)
Açúcar em caramelo para untar a forma

Preparação:

Faça o caramelo para untar a forma. Desculpem eu faço a olho e nunca corre bem demora imenso e mais vale que usem uma receita que funcione. 
Depois basta bater todos os ingredientes (pode usar um liquidificador se couber lá o conteúdo, eu bato tudo á mão porque não tenho batedeira) eu usei a vara de bater claras manual e ficou bem.
Coloquei na forma a mistura e depois levei a cozer. 
O ideal seria 35 a 40 minutos na panela de pressão mas como não tenho coloquei dentro de uma panela com agua em banho Maria dentro do forno por 1h15m. 

Resultado - delicia. 12 anos sem praticar. Mas agora vai ser para continuar.

Fotos não tem (não tem máquina)
Se fizerem numa forma mais pequena usem metade dos ingredientes. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...