sábado, 4 de junho de 2016

Santos Populares


J

unho é por excelência o mês dos Santos populares. Por todo o país se festejam os Santos populares. Uns festejam um, outros, outro; alguns locais até os festejam a todos. São sempre festa da boa. Cada uma com seu ritual.

 Stº António

13 Junho.

Uns festejam o Stº António chamado Santo casamenteiro e famoso por seus sermões. Festeja-se  com mais arrojo na nossa capital pois foi também lugar onde nasceu. E é de tal forma celebrado que até se realizam por esta data casamentos em honra do Santo desde 1958. Diz-se casamenteiro porque segundo reza a história era um grande conciliador de casais. 

S. João


24 Junho.

Outros festejam o S. João que apascenta as ovelhas do rebanho e também casamenteiro embora mais conhecido pela proximidade familiar a Jesus Cristo pois era seu primo. Era a voz do deserto diz-se que era um homem bonito e isso custou-lhe a cabeça. Festeja-se com muita tradição/convicção no Porto, Gaia e Braga. A festa é da rija e a tradição manda que se compre o manjerico, se soltem os balões, os alhos-porros ou então os martelinhos.  

S. Pedro


29 Junho.

Por fim São Pedro o Santo Padroeiro dos pescadores pois também ele foi pescador até se tornar “pescador de homens”. Não deve haver comunidade piscatória onde não se festeje este Santo. É ele quem guarda a chave da porta do céu pois foi o escolhido para ser o guardião e Pedra /base da Igreja cristã, é um dos 12 escolhido por Jesus e que o seguiu desde o inicio. Foi também um dos que viveu mais tempo. Também foi condenado a morte na cruz, só que ele não quis ser colocado na cruz como Jesus, mas preso na cruz de pernas para cima.  

Seja qual for o Santo ou Santos da sua devoção, dita a tradição que se deve festejar com boa sardinhada, pimentos assados, broa de milho, vinho tinto, muito bailarico e uns saltos à fogueira. 


Viva o Santo António,
Viva o São João,
Viva o São Pedro 
o 10 de Junho e a Restauração.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...